domingo, 8 de março de 2009

O Desenho Infantil

Todos os itens da linha de pesquisa, são utilizados para trabalhar com o Desenho na Educação.
Esta pesquisa trata de um tema extremamente importante para os que atuam no cotidiano das escolas e para todos que querem fazer da mesma um local de reconhecimento do desenho infantil.
O desenho estabelece relação entre os diferentes eixos ou áreas de conhecimento, pois poderá ser utilizado de diferentes maneiras para objetivos variados, como por exemplo: a observação de imagens,gravuras e obras de arte, da qual a criança possa ter uma referência para criar suas próprias produções e através desse recurso, a professora fará as intervenções necessárias e também utilizá – lo nas atividades que envolvam o racíocinio lógico – matemático, artes plásticas, linguagem oral e escrita, os aspectos da natureza e sociedade. Enfim, são inúmeras as possibilidades de se trabalhar com o desenho. Um outro aspecto importante é que ao produzir um desenho ou atividade artística, a criança poderá estar expressando seus sentimentos, seu mundo que só são possíveis através do desenho.
Durante muitos anos de trabalho em escolas Municipais de Educação, muitos professores utilizam o desenho em suas aulas como um recurso para que as crianças preencham seu tempo até a próxima atividade sem um objetivo específico. Foi assim que surgiu a importância de pesquisar esse tema que está de acordo com as observações feitas nas escolas que diz respeito à utilização do desenho com outros objetivos que não só preencher o tempo, e sim analisar o comportamento e o desenvolvimento dos alunos através do desenho.
O desenho, diferente do que muitos pensam, nem sempre é figurativo. Desenhar não é representar algo. Muitos professores que desconhecem o valor estético de toda a produção gráfica infantil que precede a figuração tendem a valorizar desenhos mais acabados e realistas.
Como as produções das crianças, em geral, não atendem a esses critérios,mesmo por que elas não desenham a realidade, mas sim o que elas compreendem daquilo que veêm e dos valores que lhe atribuem, eles não valorizam suas criações e tendem a achar que elas não sabem desenhar.
Mas, uma análise mais aprofundada revela que, por traz do que não parece ter valor, há um grande investimento na pesquisa gráfica, na busca de formas de riscar a superficíe, combinar cores, ocupar o espaço com garatujas mais ou menos ordenadas.
Como objetivo, desejo que todas as crianças se apropriem de diversas linguagens, que construam as manifestações artísticas e trabalham a expressividade humana. Sua ação criativa necessita da imaginação, que se desenvolve especialmente através do jogo simbólico, mas também por meio da narrativa de histórias e de explorações variadas do desenho, música e teatro.
Ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais,explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entretanto em contato com formas diversas de expressão artística.
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Por ser um tema de grande conhecimento, utilizarei para o desenvolvimento do meu trabalho, a pesquisa bibliografica e a pesquisa de campo.